Foi com o texto “Observação das crianças no parque” que a estudante de Porto Ferreira, Heloísa Scorsolino Comin, aluna do Colégio Arquimedes, conquistou o terceiro lugar no concurso de redação do projeto EPTV na Escola 2023. Este ano, o tema do projeto foi “Somos a natureza! Por que devemos restabelecer nossa relação com ela?
Veja abaixo a entrevista de Heloísa para a reportagem da EPTV
1- Como foi participar do concurso EPTV Na Escola?
Foi indescritível. Uma experiência que vou levar para toda vida.
2- Como foi chegar a final? Esperava que sua redação estivesse entre as 10 finalistas da sua região?
Chegar à final foi um choque, mas um choque bom. Porque eu não imaginava nem que eu seria selecionada, óbvio que eu queria muito e me dediquei para que isso acontecesse. Estou muito grata a minha professora Márcia Pigatto por ter ajudado não só a mim, mas também toda a classe. E minha família por ter me apoiado.
3 – O que a reflexão sobre o tema "Somos a Natureza: Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?" trouxe para a sua forma de ver o mundo?
A reflexão do tema me fez perceber que nós estamos cada vez mais distantes da nossa verdadeira essência, pois o ser humano é parte da natureza, sem ela não somos capazes de viver. A natureza não é um acessório que nós podemos escolher usar ou não, ela é a responsável pela nossa respiração, nossa fonte de energia, hidratação, etc..
4 – Para você, quais os locais mais legais da sua cidade/região para se conectar com a natureza?
A praça da Matriz, os bairros mais afastados da cidade, que tem mais árvores, Clube de campo das figueiras.
5 – A natureza faz parte do seu cotidiano? De que forma?
A natureza faz parte do meu cotidiano em momentos que saio para caminhar.
6 – Um hobby que gosta de colocar em prática no seu tempo livre?
Praticar inglês ouvindo músicas.
7- Qual foi sua inspiração para escrever sua redação do projeto?
Para escrever minha redação, me inspirei em um livro que a professora nos indicou durante as aulas de preparação para a redação. O livro traz como personagem uma figueira que narra seu ponto de vista sobre a guerra que estava havendo.
8 – Quais os pontos que mais gostou de abordar no seu texto?
Os pontos que mais gostei de abordar na minha redação foi que as pessoas não têm mais contato direto com a natureza e como isso faz com que elas fiquem mais deprimidas e insatisfeitas com a vida. E também que hoje nós acreditamos que consumir é mais importante do que preservar a natureza, ou seja, preservar nossa própria vida.
9 – Qual profissão sonha em seguir?
Ainda tenho um pouco de dúvidas, embora meu maior desejo seja cursar história e seguir em alguma área que eu possa contribuir para melhorar a vida das pessoas.
10 – Sobre quais assuntos você mais gosta de escrever? E de ler?
Depende muito, mas eu costumo evitar romances muito clichês e mistérios forçados.
11 – Se pudesse conhecer qualquer lugar do Brasil ou do mundo, para onde viajaria?
O lugar do Brasil que eu mais tenho vontade de conhecer é o Rio de Janeiro, principalmente por causa do Estádio do Maracanã. E do mundo, eu tenho uma vontade imensa de conhecer Cuba.
12- Caso fosse convidada a deixar uma mensagem em uma cápsula do tempo que seria desenterrada no futuro, o que diria para as próximas gerações?
Se eu fosse vocês, faria o maior esforço para preservar o que ainda deve sobrar do planeta, ou já era.
Fonte: redeglobo.globo.com