A Emef Wladimir Salzano, localizada na Vila Maria, proporcionou aos alunos do 2º ano C o contato com estudantes de diferentes países, que puderam apresentar um pouco de suas culturas. O projeto intercultural foi proposto e desenvolvido pela professora Sueli Pereira, que contatou alunos da Universidade de São Paulo (USP), campus de Pirassununga. Nesta primeira etapa, os alunos ferreirenses puderam conhecer um pouco mais sobre Colômbia e França.
Com a colaboração do setor de Cooperação Internacional da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, campus Pirassununga, estudantes colombianos e franceses estiveram na unidade de Ensino Fundamental da Vila Maria nos dias 6 e 8 de novembro, para que pudessem apresentar um pouco de seus costumes e idioma.
Previamente os alunos ferreirenses receberam informações a respeito da localização, características, idioma e hábitos dos citados países, para que pudessem estabelecer uma troca de informações com os estudantes estrangeiros, buscando dirimir eventuais dúvidas e ampliar seu conhecimento, tornando a visita um momento de reflexão e da aprendizagem de valores.
O Projeto Etnias teve como principais objetivos propiciar aos alunos o contato com diversas culturas, de diversas partes do mundo, promovendo conhecimentos através da interação com pessoas estrangeiras, conscientizando e valorizando as diferentes formas de pensar e agir, e reconhecendo que diferentes culturas coexistem na formação da humanidade e que devem ser respeitadas.
A ação desenvolvida pela unidade educacional baseou-se em algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças; reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares; e identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
“Ao propiciar essa troca de culturas e apresentar dados e informações que não fazem parte do cotidiano das nossas crianças, possibilitamos oportunidades e reflexões que buscam valorizar a educação enquanto meio de mudança social, firmando o respeito ao ser humano através de uma vivência diferenciada”, afirmou a professora Sueli Pereira.