Quando há um perigo iminente, é natural buscar proteção, concorda? No caso da dengue, não é diferente. Você sabia que a dengue possui 4 sorotipos distintos e que é possível contrair a doença mais de uma vez?
Como isso pode acontecer?
Durante a epidemia que ocorreu em Porto Ferreira e região alguns anos atrás, muitas pessoas foram infectadas pelos sorotipos 1 e 2 da dengue, que estavam em circulação naquela época. Agora, uma notícia não muito agradável: os sorotipos prevalentes em nossa região atualmente são os sorotipos 3 e 4.
O que isso implica?
Se você contraiu a dengue naquela época, há o risco de ser contaminado novamente, com a possibilidade de apresentar sintomas mais graves, como hemorragia. O objetivo da Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde ao compartilhar essas informações é para que todos tomem os devidos cuidados.
Atualmente, estamos no período de chuvas constantes. Portanto, evite deixar recipientes em locais descobertos que possam acumular água, faça a limpeza de calhas e tampe caixas d'água. Além disso, higienize o bebedouro do seu animal com escova e sabão, e coloque areia nos pratinhos dos vasos. São precauções simples que valem a sua vida.
Se apresentar sintomas como febre alta, dor no corpo, dor nos olhos, vômito e/ou diarreia, busque imediatamente atendimento médico próximo à sua residência.
Casos
A última atualização dos casos de dengue em Porto Ferreira mostra que até o momento foi confirmado um caso em novembro, nenhum em dezembro e 9 suspeitas aguardam resultados de exames. Veja o número de casos confirmados, mês a mês:
- Janeiro: 3
- Fevereiro: 2
- Março: 5
- Abril: 15
- Maio: 11
- Junho: 1
- Julho: 1
- Agosto: 2
- Setembro: 1
- Outubro: 1
- Novembro: 1
- Dezembro: 0 ……… Total: 43
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira