Dono de uma transportadora de combustíveis, Márcio Takao gasta por ano cerca de R$ 30 mil em serviços de seguro ambiental, de carga e do caminhão, além de equipamentos de monitoramento em tempo real, câmeras de seguranças e outros itens para conseguir trafegar com a matéria-prima que leva para abastecer os postos na região noroeste do Estado de São Paulo.
Mesmo sem nunca ter sido alvo de criminosos, ele precisa desembolsar o montante por pura “precaução”. Ele tem negócios no Estado com o maior número de casos de roubo de carga no País. “Pagar esse serviço custa muito caro. Às vezes, algumas empresas preferem perder um caminhão ou dois no ano do que pagar o seguro de toda a frota”, diz.
A preocupação de Takao não é à toa, já que, segundo o relatório anual de roubos de cargas da Overhaul, São Paulo foi o Estado com o maior número de ocorrências no País em 2023, representando 42% do total de casos — um resultado 4% superior ante o ano anterior. Procurada, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que adota políticas que têm se mostrado eficientes no combate ao roubo de cargas e que reduziu o número de ocorrências do tipo em 4,8% em 2023, na comparação com o ano anterior.
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*Fonte: www.estadao.com.br/economia/