O projeto “Alfabetização Através da Música”, que busca atrelar a música à alfabetização com o intuito de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, teve início neste semestre e a princípio ocorre em duas unidades educacionais da rede municipal de Porto Ferreira: a Emef Professora Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello) e a Emef Professor Bráulio Teixeira (Cristo Redentor).
As escolas participantes foram escolhidas a partir dos índices das avaliações diagnósticas, além dos indicadores da fluência leitora realizados na rede municipal, que trouxeram reflexões sobre as práticas e estratégias de ensino utilizadas. A proposta tem duração de 16 aulas, ocorre uma vez por semana e atende a cerca de 200 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, faixa etária em processo de alfabetização.
A música, propriamente dita, é a arte de transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida pela voz ou instrumentos musicais, sendo também uma manifestação artística e cultural de um povo em determinada época ou região.
Baseado em evidências científicas, a música auxilia no processo de leitura e escrita, estimulando o cérebro, fortalece a consciência fonológica da criança e, o mais importante, ela aprende de forma explícita a relação entre sons e letras. O som musical deixa o cérebro em alerta e preparado para o compromisso ativo com relação à atenção e concentração, proporcionando momentos lúdicos e de aprendizagem por meio de brincadeiras cantadas.
Além de aprender de forma lúdica, a música proporciona ritmo, percepção fonética e manipulação de palavras e sílabas, trazendo uma proposta de ensino direcionada no que diz respeito a alfabetização nos dias de hoje.
O objetivo do projeto é desenvolver diferentes habilidades, como raciocínio e criatividade, fortalecendo a autodisciplina, atrelando à consciência rítmica, fonológica e estética no processo de alfabetização. O projeto vem sendo realizado pela psicopedagoga da equipe multiprofissional da Divisão de Ensino da Secretaria de Educação, Lilian Ilhéo, reforçando a prática lúdica e a importância do desenvolvimento infantil.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promovendo o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas ao pensamento.
“Por que não atrelar a música ao processo de alfabetização? Desta forma, ele pode se tornar mais prazeroso e agradável. Quando o aluno aprende brincando, tudo faz sentido e o processo de alfabetização ocorre de forma natural”, afirma Lilian, responsável pela idealização e execução do projeto.
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos sa Prefeitura de Porto Ferreira