Um raro evento de Aquecimento Estratosférico Súbito foi detectado na estratosfera acima da região antártica nos últimos dias. Os modelos de previsão indicam que as repercussões nas camadas mais baixas da atmosfera podem se dar ainda neste mês com potenciais incursões de ar frio nas próximas semanas no Hemisfério Sul. O evento na estratosfera, entretanto, não é de grande proporção.
Embora estes eventos não afetem imediatamente os padrões climáticos próximos ao solo, eles podem infiltrar-se pela atmosfera e influenciar o clima troposférico (parte mais baixa da atmosfera) nas semanas seguintes. Se um evento de aquecimento estratosférico alcançar a parte mais baixa da atmosfera, a troposfera, pode gerar o enfraquecimento do vórtice polar, o que permitiria que o ar polar gelado se afaste ainda mais da Antártica e avance para as latitudes médias.
Estes episódios de Aquecimento Estratosférico Súbito podem fazer com que a chamada Oscilação Antártica mude para uma fase negativa, o que no caso do Hemisfério Sul pode afetar áreas da América do Sul, Sul da África, Austrália e Nova Zelândia com incursões de ar polar de maior intensidade e aumento da chuva em algumas regiões.
Quais vão ser os desdobramentos deste evento no Brasil ainda são uma incógnita, mas, levando em conta que não se trata de um grande evento de aquecimento estratosférico, o mais provável é que não sejam significativos.
Veja mais acessando esse link
*Fonte: metsul.com