Na última semana, a Polícia Militar da cidade de Porto Ferreira, através do Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Cabo PM Osni Luciano Martins, realizou uma palestra para funcionários da empresa Cargill Unidade Porto Ferreira com o tema “Agosto Lilás”.
O Agosto Lilás é uma campanha que visa a sensibilizar e combater a violência doméstica contra a mulher. A campanha é realizada em agosto porque a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) foi assinada a 7 de agosto de 2006.
A lei tornou mais rigorosa a punição de crimes praticados contra mulheres no ambiente doméstico e familiar. Na oportunidade, foram citadas as formas de ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica e como as vítimas devem denunciar.
Também foi difundido as elas o SOS Mulher que é um aplicativo desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica. O aplicativo permite que as utilizadoras que estejam abrangidas por uma medida de proteção concedida pela justiça acionem o serviço de emergência 190 em caso de risco para a sua integridade física ou vida. Para pedir ajuda, basta premir o botão disponível na aplicação durante cinco segundos.
Os Centros de Operações da Polícia Militar (Copom) em todo o estado geram automaticamente uma ocorrência de risco à integridade física. Quando a equipa policial chegar, a utilizadora deve apresentar a decisão do juiz, comprovando o descumprimento da medida de proteção e as medidas a tomar.
A palestra foi solicitada pela própria empresa como forma de orientação aos seus funcionários ao Comandante da Polícia Militar em Porto Ferreira, Capitão PM Edson Francisco da Cruz.