Estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo devem até dia 13 de setembro registrar o itinerário formativo para o próximo ano letivo. A escolha é obrigatória e precisa ser registrada na SED (Secretaria Escolar Digital). São três opções de áreas, duas delas acadêmicas, a de exatas e humanas, além da técnica profissional.
Para registrar a escolha do itinerário, é preciso acessar a SED e clicar em “gestão escolar”, “matrículas” e depois em “editar itinerário”. Na página, o estudante pode selecionar até quatro opções, conforme a ordem de preferência (da maior para a menor). É possível, por exemplo, escolher dois cursos do eixo tecnologia, um do eixo negócios e o quarto humanas. O aluno também opta apenas pelas áreas exatas e humanas, caso não tenha interesse em se matricular em qualquer curso técnico.
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio em 2024 não participam do processo de escolha do itinerário. No próximo ano, esses estudantes continuam ao curso que frequentam atualmente. Não é possível mudar de área.
Os itinerários de humanas e exatas são ofertados em todas as escolas estaduais de São Paulo. Já a disponibilidade dos cursos do técnico profissional é diferente em cada escola ou cidade. Mais informações estão no site Ensino Médio Paulista em www.ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br.
*Fonte: reporterdiario