Na noite da última quarta-feira (18/09) a Diretoria Ação e Resultado, do Clube de Campo das Figueiras, entregou mais uma benfeitoria aos associados: a revitalização do Campo de Futebol Society Antônio Rubens Ramos – Pixinxa.
A cerimônia que reuniu diretores e conselheiros também foi marcada pelo Torneio Início do campeonato 50+ e teve ainda homenagem ao associado Antônio Marco Louzada, falecido no último mês de agosto e que desde 1977 foi jogador da tradicional equipe figueirense do Lago Futebol e Regatas.
O campo Pixinxa é o mais tradicional do clube e foi o primeiro equipamento a ser revitalizado na era Ação e Resultado, ainda no ano de 2014, quando recebeu alambrados, novo gramado natural e arquibancadas. Agora, o campo foi dotado com grama sintética, iluminação em LED, novos bancos de reservas, trazendo mais conforto aos associados.
O presidente do Conselho Deliberativo, Luís Fernando Destéfano, parabenizou a diretoria por mais esta melhoria e lembrou que todos os setores esportivos do clube estão constantemente recebendo benfeitorias.
Já o presidente da diretoria, Caio Mantovani, relembrou histórias da primeira vez que o espaço foi revitalizado e ainda sua relação com os homenageados da noite, Pixinxa e Louzada.
Ao final, as famílias dos homenageados receberam placas de honra ao mérito e vaso de flores. Confira a seguir as biografias:
ANTÔNIO RUBENS RAMOS – PIXINXA
Nascido em 9 de agosto de 1934, filho de Totó Ramos e Victorina Guzzi Ramos, Antonio Rubens nasceu e cresceu em Porto Ferreira. Seguindo os passos de seu pai, ele e seu irmão Luizinho, desde cedo, assumiram as rédeas da antiga Empresa de Areia São Sebastião. Já conhecido como Pixinxa, apelido herdado de uma brincadeira que faziam com seu avô, casou-se com Neusa Mantoza Ramos e tiveram 3 filhos: Ricardo, Érika e Fernando; 5 netos e hoje um bisneto que não chegou a conhecer.
Apaixonado por futebol, foi jogador de várias equipes, mas seu destaque se deu na equipe do PFFC, onde sagrou-se campeão regional de futebol amador na década de 1950. Há quem diga que nunca houve um ponta direita igual.
Pixinxa era uma figura muito conhecida. Sempre alegre, sorridente, brincalhão, era constantemente encontrado contando seus causos e falando de seu time do coração, o Palmeiras, herança que deixou para seus filhos e netos.
Aos fins de semana era figurinha carimbada no nosso Clube de Campo das Figueiras, instituição que participou desde sua fundação, exerceu vários cargos e faz parte do seleto grupo de presidentes. Nunca escondeu seu amor pelo clube, inclusive fazendo dona Neusa algumas vezes mandá-lo escolher entre sua casa e o clube.
Faleceu em julho de 2011, deixando um legado impecável e muita alegria a todos que tiveram o prazer de conviver
ANTÔNIO MARCO LOUZADA
Natural de Porto Ferreira, nasceu em 9 de agosto de 1952 (curiosamente, mesmo dia e mês do aniversário do Pixinxa). Era filho de Claudomiro Louzada e Marina Soares de Arruda Louzada. Casou-se com Maria Margarida Lanzoni Louzada, e da união nasceram os filhos Marcos, Marcela e Marina. Era avô do Theo, Catarina e Otávio, sogro de João Filipe de Cesaro e Simone Moraes.
Louzada estudou nas escolas Sud Mennucci, Escola Industrial e Washington Luiz, em Porto Ferreira. Cursou Administração de Empresas e Economia na Instituição Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, e Direito, em São Carlos.
Foi proprietário da loja Bolão Artigos Esportivos, Porto Esportes e Relicário Presentes, por 25 anos (1975/2000). Foi representante e distribuidor em Porto Ferreira dos jornais Folha de São Paulo e Estadão, por 12 anos (1974/1986). Também representante comercial da Porto Clínicas e Med Porto. E, ainda, advogado desde 2004.
Exerceu ainda a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira por 6 gestões (1979/86 e 1991/94), além de ser secretário da diretoria da Apae por várias gestões.
Foi vereador em 3 legislaturas, de 1977 a 1992, sendo presidente da Câmara Municipal no período de 1989 a 1990. Também teve participação ativa nos clubes esportivos da cidade. No PFFC, foi secretário, membro do Conselho Deliberativo, vice-presidente, presidente (1997 a 2000) e desde 2013 era conselheiro nato.
Como associado, participou e organizou campeonatos de truco, futebol de campo e society. Fez parte do time da Farmácia como jogador, por 46 anos.
Na antiga CME da Prefeitura participou na organização de inúmeros campeonatos de truco e futebol de salão.
No Clube de Campo, orgulhosamente, foi um dos fundadores do Lago Futebol e Regatas, em 1977, jogando desde o primeiro jogo.
Esteve no clube durante esses 47 anos em quase todos os sábados, jogando e confraternizando após os jogos, no famoso banco do Lago. Mais que isso, esteve presente, participando e organizando churrascos, almoços das famílias, feijoadas e o glorioso baile do Lago. Aqui, em vida, compartilhou esse amor pelo futebol e pelos seus times do coração, com seu filho, Marcos, com seu neto, Theo, e com tantos e incontáveis amigos. Neste clube, neste time, ele fez uma família e sempre se empenhou em manter essa família unida em busca de sua preservação e continuidade.
Antônio Marco Louzada faleceu no último dia 16 de agosto, aos 72 anos de idade.