A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) vai intensificar a vacinação contra a febre amarela neste sábado (1º) e ampliar a cobertura vacinal, que tem tido baixa adesão da população. A medida foi tomada após a confirmação de casos positivos da doença em nove macacos na cidade. Veja reportagem da EPTV Ribeirão neste link
A febre amarela é uma doença não contagiosa transmitida por, pelo menos, três tipos de mosquito:
- Na área silvestre, Haemagogus e Sabethes são os dois transmissores da doença e eles têm os primatas como principais hospedeiros, ou seja, infectam os macacos por meio da picada.
- Na área urbana, o mosquito transmissor é o Aedes aegypti, o mesmo que também causa doenças como dengue, zika e chikungunya. A febre amarela também é transmitida pela picada do inseto com o vírus.
No Brasil, os últimos casos de febre amarela na área urbana foram registrados em 1942. Ocorrências confirmadas a partir desta data são decorrentes do ciclo silvestre de transmissão, ou seja, causadas pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.
De acordo com o Ministério da Saúde, ela é uma doença infecciosa febril aguda, de evolução rápida e gravidade variável, mas que pode ser evitada por meio da vacina.
A doença é bem parecida com a dengue e provoca dor de cabeça, febre, dor no corpo e dor atrás do olhos, mas é muito mais letal, segundo o infectologista da USP, Fernando Belíssimo Rodrigues.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link