Em um discurso inflamado para uma plateia de investidores, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou duramente a proposta de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, classificando-a como um "contrato com o fracasso". Segundo ele, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem adotado medidas econômicas "erradas" que "flertam" com a superinflação e o superendividamento.
Tarcísio argumenta que a isenção do IR para essa faixa salarial prejudicaria a arrecadação do governo federal e comprometeria a capacidade de investimento do país. "Ao abrir mão de uma base relevante de pagantes e apostar em tributar o capital e o estoque de capital, destrói a poupança e impede investimentos. É aí o contrato com o fracasso", afirmou o governador durante o evento "Arko Conference 2025", promovido pela Arko Advice e a Galapagos Capital, em São Paulo.
Além das críticas à política econômica do governo Lula, Tarcísio defendeu a renovação na política, alertando para o risco de "gente velha, com cabeça velha" se perpetuar no poder. Sem citar nomes, o governador afirmou que é preciso saber o momento de deixar a política e dar espaço para "gente nova, com a cabeça oxigenada".
Em seu discurso, Tarcísio também elogiou o presidente da Argentina, Javier Milei, e suas "medidas duras" na economia. "Se ele está fazendo isso, em uma situação muito mais complexa, se está mostrando que é possível, por que a gente não vai fazer a mesma coisa? E a gente vai ficar aqui marcando o passo? Essa é a pergunta", questionou o governador.
Cotado como um possível candidato à Presidência em 2026, Tarcísio desconversou ao ser questionado sobre seus planos eleitorais, afirmando que não se preocupa com a disputa do próximo ano.
Fonte: valor.globo.com