Justiça Falha em Bloquear Milhões Perdidos por Prefeitura de Pirassununga em Golpe
Liminar havia determinado o bloqueio em contas do Banco Rendimento, usado por criminosos, mas tentativa em 21 instituições financeiras não obteve sucesso.
A Justiça de Pirassununga (SP) não conseguiu bloquear os R$ 2,181 milhões desviados da prefeitura em um golpe ocorrido em fevereiro. Uma liminar havia determinado o bloqueio do valor em contas do Banco Rendimento, utilizado pelos golpistas que se passaram pela empresa Le Card, responsável pelo vale-alimentação dos servidores municipais.
No entanto, a tentativa de bloqueio em 21 instituições bancárias onde o banco poderia ter saldo foi infrutífera, com algumas alegando inexistência de montante positivo e outras sem contas ativas.
A prefeitura informou que a Procuradoria Municipal e a Polícia Civil buscam outras formas de reaver os valores e identificar os responsáveis pela fraude, enquanto o Banco Rendimento não se manifestou sobre a falha no bloqueio.
A principal causa do golpe foi a falta de comunicação entre setores da prefeitura, já que um alerta da Le Card sobre a fraude não chegou ao setor de contabilidade, que efetuou o pagamento aos criminosos.
Confira a nota do posicionamento do banco do Banco Rendimento sobre o caso
A LE CARD ADMINISTRADORA DE CARTÕES LTDA não possui conta corrente ou relacionamento com o Banco Rendimento. Conforme apurado, a LE CARD tem uma conta digital na 7TRUST FINANCE, instituição de pagamento em funcionamento de acordo com os normativos do Banco Central, que contratou os serviços do Banco Rendimento, para a liquidação de suas transações financeiras. O Banco Rendimento segue as regulamentações do Banco Central e está à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos.