Pesquisa da ARPF aponta insatisfação dos usuários com o transporte público de Porto Ferreira

A Agência Reguladora de Porto Ferreira divulgou os resultados de uma pesquisa de satisfação sobre o transporte público coletivo municipal, realizada entre os dias 22 de janeiro e 13 de fevereiro de 2025. A iniciativa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados e subsidiar decisões e planejamentos futuros na área.

A pesquisa revelou um índice elevado de insatisfação entre os usuários. 74% dos entrevistados declararam-se insatisfeitos com o sistema de transporte atual, sendo as principais queixas relacionadas às mudanças nos itinerários após a implantação do novo sistema de integração e à disponibilidade de linhas e horários, especialmente aos finais de semana.

Entre os dados levantados, destacam-se:

  • 79% dos entrevistados são mulheres
  • 57% têm 65 anos ou mais
  • 59% possuem ensino fundamental completo ou incompleto
  • Apenas 20% fazem uso do novo sistema de integração

Apesar da insatisfação geral, alguns aspectos foram avaliados positivamente. O cumprimento dos horários e o respeito aos itinerários foram considerados satisfatórios por 89% e 88% dos entrevistados, respectivamente. Já o tempo médio de espera teve aprovação de 61%.

Por outro lado, 63% estão insatisfeitos com as linhas e horários disponíveis em geral. A situação se agrava aos finais de semana:

  • 78% estão insatisfeitos com o tempo de espera
  • 67% consideram que os horários e itinerários não são cumpridos
  • 78% rejeitam a oferta de linhas e horários nesse período

A condição da frota também é motivo de críticas. 100% dos entrevistados desaprovam o conforto e o estado de conservação dos veículos, enquanto 82% reclamam da lotação nos horários de pico. A limpeza dos ônibus, no entanto, foi bem avaliada por 90% dos usuários.

O destaque positivo da pesquisa foi o atendimento dos motoristas. Todos os entrevistados relataram estar satisfeitos com a educação dos condutores e o respeito às paradas, além da forma de dirigir, que obteve 99% de aprovação.

Outro ponto que recebeu boa avaliação foi o pagamento das passagens:

  • 61% aprovam o preço cobrado
  • 95% estão satisfeitos com as formas de pagamento
  • 92% aprovam o sistema de pagamento como um todo

A pesquisa não conseguiu aferir a satisfação de usuários com necessidades especiais, já que, durante o período de coleta de dados, não foram encontrados passageiros com esse perfil para aplicação do questionário específico.

Com base nos resultados, a Agência Reguladora aponta a necessidade de ações imediatas, como revisão de itinerários, reforço da frota e readequação do serviço nos finais de semana, além de tratativas com a empresa concessionária para garantir o cumprimento do contrato e melhor atender à população.

*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos – da Prefeitura de Porto Ferreira

 

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Cotação Diária

BRL/USDR$5,49
BRL/EURR$6,43
BRL/BTCR$609.577,78
BRL/ETHR$13.348,42
29 jun · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 29 Jun 2025 03:05 UTC
Latest change: 29 Jun 2025 03:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.