O relatório "Desigualdades Informativas: Entendendo os caminhos informativos dos brasileiros na internet 2024", realizado pelo Aláfia Lab em parceria com o IDEIA, revelou que o Instagram foi a principal fonte de informação em 2024, sendo citado por 68,8% dos entrevistados, seguido por YouTube (55,9%) e Facebook (43,7%). A pesquisa, feita com 1.549 pessoas, mostrou que 52% dos brasileiros se informam por redes sociais, percentual próximo ao da televisão (50%), que pode ter sido influenciado pelas eleições municipais.
As plataformas variam em preferência de conteúdo: Instagram e Facebook são dominados por contas de familiares e amigos, enquanto YouTube, TikTok e Kwai têm maior presença de influenciadores. O X (Twitter) se destaca por equilibrar contas de mídia, jornalistas e políticos.
Diferenças políticas influenciam o consumo de notícias:
- Extrema-direita lidera no uso de redes sociais para informação (78,3%), enquanto a extrema-esquerda tem o menor índice (38,5%).
- Centro e esquerda consomem mais televisão.
- WhatsApp é o app de mensagens mais usado (90,1%), com a extrema-esquerda utilizando mais conversas individuais e a extrema-direita, grupos.
Fatores demográficos:
- Mulheres preferem Instagram; homens, YouTube.
- Jovens (25-34 anos) usam mais redes sociais; acima de 45 anos, televisão.
- Instagram domina em todas as faixas de renda, enquanto X é mais acessado por grupos de alta renda e Kwai, por baixa renda.
*Fonte: www.inspirednews.com.br – Texto produzido com auxílio de IA