A propriedade da família Procópio de Araújo Carvalho foi uma das principais produtoras de café da região durante o próspero ciclo do café, e na época, deu um grande impulso ao desenvolvimento de nosso município.
O atual proprietário, Sr. Francisco Schreiner, ciente de sua responsabilidade, não mediu esforços para manter viva a memória da Fazenda.
Sob a coordenação do ferreirense Miguel Bragioni, a organização do Centro Histórico da Fazenda foi realizada com muito primor.
A inauguração do Centro Histórico aconteceu ontem (06.11.2010), e contou com a presença de convidados. Amigos, autoridades e famílias de antigos moradores da fazenda prestigiaram o evento.
Além da belíssima paisagem, as principais atrações para os visitantes são:
– a tulha que foi inaugurada em 1898, e atualmente transformada em museu, com rico acervo característico do século dezenove;
– o mobiliário típico da antiga fazenda também pode ser observado no Museu Casa do Colono;
– a Capela, que foi construída no início do século vinte;
– o Museu Vivo de Imagem e Som, com acervo de 40 mil discos e centenas de fotos;
– o Bosque, que foi um antigo terreiro de café, e hoje coberto por vegetação plantada de forma harmoniosa, com o piso totalmente coberto por musgo; e,
– as trilhas para caminhadas e contemplação da vegetação original remanescente, com espécies nativas, entre elas, os gigantes jequitibás.
Em breve, muitas informações estarão disponíveis no site www.fazendasantamariana.com.br
Endereço do Centro Centro Histórico e Cultural da Fazenda Santa Mariana: Km 7,8 da Estrada Vicinal Sebastião Virgilio de Carvalho (Estrada do Brjeão)
Atualmente o contato poderá ser feito através dos telefones: (19) 3581 1511
3581 1549, 9602 3250 ou através do e-mail:
fazenda@fazendasantamariana.com.br
Veja mais fotos clicando: www.portoferreirahoje.com.br/fotos