Fazenda centenária de Descalvado integra inventário do patrimônio rural paulista

Divulgado em 30/12/2012 - 12:45 por Porto Ferreira Hoje

A Fazenda Bela Aliança, construída em meados do século XIX em Descalvado, virou notícia no último domingo, dia 23, na “Folha On-Line”, a versão digital do jornal impresso “Folha de S. Paulo”. A propriedade figura ao lado de outras 15 fazendas históricas sediadas no Estado de São Paulo num inventário sobre o patrimônio rural paulista que está sendo elaborado sob coordenação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Com o título “Inventário ‘ressuscita’ legado de fazendas no Estado de São Paulo”, a reportagem informa que o objetivo do levantamento é resgatar a história dos bens materiais e imateriais típicos do ciclo do café no Estado (1800-1930) – casarões, terreiros de café, tulhas, moinhos e até receitas culinárias.

A matéria está disponível na página http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1205639-inventario-ressuscita-legado-de-fazendas-no-estado-de-sao-paulo.shtml.

A pesquisa, que recebe financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a participação de universidades públicas e de empresas, pretende também difundir a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.

O inventário já conta com 15 mil fotografias e futuramente ganhará uma versão digital. Também está em fase de elaboração um livro de receitas típicas das fazendas centenárias.

Localizada no km 123 da Rodovia SP-215, que liga Descalvado a São Carlos (40 km a sudoeste de Descalvado), a Fazenda Bela Aliança foi fundada por Francisco Antônio de Souza Queiroz Filho, filho do Barão de Souza Queiroz (1806-1891), senador do Império Brasileiro de 1848 a 1899. A propriedade representa com fidelidade a moradia dos mais bem-sucedidos cafeicultores paulistas no auge da produção cafeeira.

Fonte: Prefeitura de Descalvado