IPÊS: Quem são eles, quem eu planto e onde eu planto

Divulgado em 09/11/2013 - 16:45 por Biólogo Ernesto Pedro Dickfeldt

Os ipês exercem um fascínio sobre as pessoas pela sua beleza e, cada vez mais são escolhidos para serem plantados nas cidades.

Porém, antes de plantar é preciso buscar informações sobre a identificação da espécie e o local mais recomendado para se formar a futura árvore.

A cautela se faz necessário, pois é comum observar calçadas e construções danificadas por raízes de árvores de grande porte, como pode ser visto na foto tirada na Rua Carlos Fenili, no Jardim Salgueiro, onde um enorme ipê-roxo que levantou a calçada e causou a inclinação de um muro.

Abaixo estão relacionadas as principais espécies de Ipês que se encontram em nossa região e onde podem ser plantadas.

Tabebuia avellanedae - ipê roxo-da-mata – árvore com altura de 20 a 35 metros e diâmetro do tronco varia de 60 a 80 centímetros. Pode ser utilizada no paisagismo, plantada em praças, mas longe das calçadas e construções.

Tabebuia chrisotricha – ipê amarelo da mata atlântica – árvore com altura de 4 a 10 metros, tronco pode chegar a 30-40 cm de diâmetro. É uma espécie com floração precoce e pode ser plantado em calçadas.

Tabebuia heptaphylla - Ipê roxo – árvore com altura de 10 a 20 metros, tronco com diâmetro que varia de 40 a 80 centímetros. Pode ser usada no paisagismo plantada em praças, mas distante de calçadas e construções.

Tabebuia impetiginosa - Ipê-roxo-de-bola – árvore com altura de 8 a 12 metros, tronco com diâmetro de 60 a 90 centímetros, muito ornamental, pode ser plantado em praças, mas distante do calçamento e construções.

Tabebuia Ochracea – Ipê amarelo do cerrado – árvore com altura entre 6 e 14 metros, diâmetro do tronco entre 30 a 50 centímetros. De floração precoce, é uma das mais belas espécies de Ipês. Em nossa região ocorre no cerrado, e pode ser plantado nas calçadas.

Tabebuia pentaphylla - Ipê-de-el-salvador – árvore exótica com altura entre 15 a 20 metros, diâmetro do tronco pode chegar a 50 centímetros, flores rosas-clara, muito ornamentais, pode ser plantado em praças, porém distante do calçamento e de construções.

Tabebuia-roseo-alba – Ipê-branco – árvore com altura entre 7 a 16 metros de altura, diâmetro do tronco varia entre 40-50 centímetros, floradas de curta duração, mas muito ornamental, pode ser usado na arborização das calçadas.

Tabebuia Umbellatta – Ipê-amarelo-do-brejo – Espécie de nossa região, adaptada para áreas úmidas e encharcadas, possui altura entre 10 a 15 metros, diâmetro do tronco 40-50- centímetros pode ser plantado em calçadas.

Tabebuia Vellosoi – Ipê-da-casca lisa – Espécie da região, com altura entre 15 a 25metros, diâmetro do tronco entre 40 a 70 centímetros. Árvore de crescimento muito lento, mas atinge grande porte e por isso deve ser plantado em praças, mas longe do calçamento e construções.

Tecoma stans –amarelinho – Espécie exótica, considerada invasora, de porte arbustivo, de floração vistosa e precoce, sementes de fácil germinação. Deve ser evitado o plantio, pois suas sementes são disseminadas pelo vento e pode infestar pastagens e áreas abertas.

Consulta: ÁRVORES BRASILEIRAS – Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil – Vol. 01