Escolas municipais comemoram o Dia da Água neste sábado na praça central

Divulgado em 14/03/2018 - 17:30 por Porto Ferreira Hoje

A Secretaria de Educação de Porto Ferreira realiza neste sábado (17/03) as comemorações do Dia da Água, evento que já consta da grade de atividades das escolas municipais há alguns anos. Em 2018 o tema desenvolvido será “Soluções Naturais Para a Água”.

Alunos e educadores se encontrarão das 9h às 11h30 na praça Cornélio Procópio (central). Este ano, entretanto, haverá como novidade a realização da etapa municipal da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

O tema da conferência é “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

Fonte: Assessoria de Comunicação