Equipes que elaboram reforma da educação têm datas para apresentar primeiras versões
Divulgado em 22/03/2018 - 16:30 por Porto Ferreira Hoje
A Secretaria de Educação de Porto Ferreira vem elaborando uma proposta de reforma para o setor que inclui a reorganização e unificação do Currículo Escolar da rede pública, de acordo com as propostas contidas na Base Nacional Comum Curricular, elaboração de um novo Regimento Escolar e do Projeto Político Pedagógico.
Equipes pedagógicas foram montadas para analisar e propor mudanças no ensino infantil e fundamental, envolvendo todos os temas abordados na reforma. Um cronograma também está sendo seguido para que o trabalho tenha avanços significativos.
No próximo dia 20 de abril será divulgada a primeira versão da proposta formulada pelas equipes, ficando a data de 7 de maio para a versão final. Estes estudos passarão posteriormente por análise dos próprios educadores da rede municipal. Assim, nos dias 11 e 30 de junho serão apresentadas as versões preliminares finais. Estas serão ainda submetidas a audiência pública e também para análise do Conselho Municipal de Educação.
Essa ação de reformulação do currículo da rede municipal de ensino vai ao encontro da proposta da Base Nacional Comum Curricular - e do currículo da rede estadual por meio da parceria com o Programa Ler e Escrever e Ensino de Matemática nos anos Iniciais (Emai) -, na qual constam conteúdos mínimos comuns a todos os estudantes brasileiros, sendo responsabilidade do sistema municipal a elaboração do currículo local, levando em conta as particularidades locais e regionais.
“É compromisso da Secretaria de Educação ampliar e consolidar este projeto pedagógico para que futuramente seja a base para novas decisões e diretrizes. Estamos fazendo este estudo com muito cuidado e dedicação de nossas equipes e esperamos também a participação da sociedade na avaliação das propostas”, comentou o prefeito Rômulo Rippa.
A importância do currículo escolar vem sendo discutida há, pelo menos, 20 anos nos ambientes educacionais e acadêmicos do Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação