Índice de infestação do mosquito da dengue está alto e cuidados devem ser redobrados

Divulgado em 29/03/2018 - 20:00 por Porto Ferreira Hoje

A Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou esta semana o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que mede o grau de infestação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde, o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 é satisfatório; de 1,0 a 3,9, alerta; e acima de 4,0, alto risco. Em Porto Ferreira o índice foi de 2,9. Portanto, é preciso redobrar os cuidados.

A Secretaria de Saúde orienta a população para que neste período de chuvas os cuidados para evitar a dengue devem ser redobrados, eliminando assim água parada nos quintais ou dentro das residências.

Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água.

As equipes da Seção de Controle de Vetores continuam realizando trabalhos de campo diariamente, eliminando os criadouros e fazendo a orientação da população.

 “Se trabalharmos unidos eliminaremos essa doença de nosso município. Todos juntos somos mais fortes do que esse mosquito”, disse a secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli.

Fonte: Assessoria de Comunicação