Com final do período de chuvas, aumentam os casos de conjuntivite
Divulgado em 05/04/2018 - 19:00 por Porto Ferreira Hoje
A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta para os casos de conjuntivite tendem a aumentar com a aproximação do período de estiagem da estação mais fria do ano.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é uma membrana que recobre a face interna das pálpebras. Ela pode ter três tipos: virais, bacterianas e alérgicas.
Os Sintomas das conjuntivites são:
· Olhos avermelhados;
· Lacrimejamento;
· Pálpebras inchadas e avermelhadas;
· Secreção amarela nos cantos dos olhos;
· Intolerância a Luz;
· Sensação de areia nos olhos;
· Pálpebras grudadas ao acordar;
· Visão borrada.
As conjuntivites virais geralmente caracterizam-se por apresentar secreção esbranquiçada em pouca quantidade, são autolimitadas e com duração de aproximadamente 15 dias até a evolução para a cura.
As conjuntivites bacterianas regridem na maioria das vezes dentro de 3 a 5 dias, diferenciando da viral pela produção purulenta em abundância.
A transmissão: geralmente inicia-se em um olho e passa para outro, a transmissão de pessoa a pessoa faz-se principalmente por objetos e/ou mãos contaminadas. Por isso é de extrema importância os cuidados de higiene pessoal. Sua transmissão se dá em maior número em ambientes coletivos, como escola, creches e empresas.
Como evitar: lavar as mãos com frequência com água e sabão, evitar colocar as mãos nos olhos; evitar coçar os olhos; usar toalhas e travesseiros individuais; evitar compartilhar lápis, copos, lenços de pessoas com conjuntivites; evitar frequentar piscina.
Tratamento: recomenda lavar os olhos frequentemente com água limpa e fria; para conjuntivite bacteriana o médico indicará antibiótico.
Fonte: Assessoria de Comunicação