Inscrições para o vestibular dos quatro cursos da Univesp em Porto Ferreira estão abertas

Divulgado em 24/05/2018 - 12:00 por portoferreirahoje

Está aberto até o dia 19 de junho o período de inscrição para o processo seletivo do polo de Porto Ferreira da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Serão oferecidos quatro cursos, num total de 200 vagas.

A Univesp é uma instituição pública e gratuita, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação, com sede na cidade de São Paulo.

Seu principal objetivo é a formação superior pela oferta de cursos na modalidade a distância, democratizando esse nível de ensino com qualidade e gratuidade.

Os cursos são oferecidos tanto no Ambiente Virtual de Aprendizagem quanto nos polos de apoio presencial distribuídos pelo Estado.

Atualmente o atendimento presencial aos alunos se dá em polos localizados em todas as regiões do estado e nos quais os alunos se reúnem e realizam, principalmente, as atividades avaliativas.

O ingresso nos cursos superiores oferecidos pela Univesp será realizado mediante processo classificatório denominado Processo Seletivo Vestibular, com o aproveitamento dos candidatos até a data limite fixada pela Univesp.

O Processo Seletivo Vestibular destina-se ao candidato portador de histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio.

No Vestibular de 2018.2, a Univesp oferece os seguintes cursos em Porto Ferreira:

- Engenharia de Produção – 50 vagas.

- Tecnologia em Gestão Pública (Curso oferecido pela Fatec) – 50 vagas.

- Pedagogia – 50 vagas.

- Licenciatura em Matemática – 50 vagas.

 

Cronograma:

- Inscrição para o Processo Seletivo: de 21/05 a 19/06.

- Inscrição para isenção e redução de taxa de inscrição: de 21 a 23/05.

- Aplicação da prova objetiva e redação: 08/07.

A inscrições serão realizadas exclusivamente no site da Vunesp em: https://www.vunesp.com.br/UVSP1801

Maiores informações poderão ser obtidas no Manual do Candidato, disponível em: https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/5b02dd9e69226ea29c0c5f70/Manual_do_Candidato__1_.pdf

Os cursos da Univesp são ofertados na modalidade a distância. Isto permite superar as questões de ida a uma instituição de ensino presencial em dias e horários pré-determinados, o que, com muita frequência, impede várias pessoas de obter uma formação superior. Na educação a distância há flexibilidade de horário para cursar as disciplinas e isto pode ser feito em qualquer ambiente escolhido pelo aluno.

Entretanto, esta flexibilidade não pode ser confundida com menor exigência.

Para acompanhar um curso a distância são necessárias competências especiais que muitos estudantes precisam desenvolver. É necessário ter autodisciplina já que é o próprio aluno que estabelece a maior parte de seus horários de estudo; é necessário ter autonomia pois na maior parte do tempo ele realiza autoestudos; é necessário ser organizado pois ele precisa planejar a sua semana para que o tempo dedicado aos estudos seja compatível com as solicitações do curso.

A oferta dos cursos da Univesp segue um projeto pedagógico no qual a matriz curricular está organizada em semestres para a matrícula do aluno, mas cada semestre está dividido em dois bimestres. Assim, a cada bimestre o aluno curso um número de disciplinas, realiza as atividades previstas nas mesmas e ao final do bimestre se submete às provas presenciais.

As disciplinas são desenvolvidas por professores especializados vinculados às universidades públicas ou a outras universidades renomadas do estado; em seguida, preparadas por uma equipe multidisciplinar para a sua oferta em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

No AVA são disponibilizados roteiros de aprendizagem aos estudantes, com links para leituras nas bibliotecas digitais disponíveis, textos ou materiais didáticos e videoaulas, com os professores ou outros especialistas, e atividades de aprendizagem e de avaliação.

O estudante é acompanhado por tutores que desempenham, primordialmente, o papel de facilitadores, condutores e mentores do processo de aprendizagem, ou seja, em todas as atividades que compreendem o espaço virtual e presencial de determinado curso.

Merece destaque nos cursos a proposta pela qual, a partir de temas centrais, são elaboradas situações e/ou problemas a serem estudados nas distintas disciplinas por meio de projetos colaborativos.

O aluno será acompanhado por um tutor virtual durante o curso e comparecerá, no período noturno, ao polo presencial para realizar as provas ou as atividades em grupo, quando solicitadas pelo tutor.