As melhores bibliotecas no Brasil

Divulgado em 07/07/2021 - 12:11 por portoferreirahoje

Aqui mostramos algumas das mais conhecidas e procuradas bibliotecas do país, assim como explicamos um pouco de sua história e seu valor cultural e histórico, é claro. Confira no texto!

As melhores bibliotecas brasileiras

O Brasil teve muitas figuras literárias de renome mundial, cujos escritos cumulativos são considerados por muitos como mais ricos do que os de Portugal devido à sua variedade de temas étnicos e regionais.

Joaquim Machado de Assis, filho de uma escrava liberta, foi uma voz protagonista do século XIX com seus romances.

No século XX, o Nordeste produziu uma gama particularmente ampla de escritos soberbos, incluindo o de Gilberto Freyre sobre o tema da vida na escravidão, as tragédias de Graciliano Ramos sobre o quadrilátero da seca, os contos de sobrevivência e violência de João Guimarães Rosa no interior e Jorge. As histórias alegres de Amado ambientadas na zona de cultivo de cacau da Bahia. Os contos de Érico Veríssimo sobre o sul do Brasil também foram traduzidos para vários idiomas.

Seja você daqueles alunos que precisará acessar o comprartcc.com.br para passar de ano, ou aqueles que são CDFs mesmo e adoram uma biblioteca, não tenho dúvidas de que estes locais de cultura viva no Brasil irão despertar seu interesse.

1. Real Gabinete Português De Leitura, Rio De Janeiro

O Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro possui mais obras portuguesas do que qualquer outro lugar fora de Portugal, incluindo uma série de títulos raros. Concluído em 1887, o edifício é adornado no estilo neomanuelino baseado no estilo gótico-renascentista que era popular na época do descobrimento do Brasil pelos portugueses.

Dentro da biblioteca há um lustre deslumbrante e uma linda clarabóia de ferro que foi a primeira desse tipo no país. Esta construção de estilo gótico-renascentista foi construída no início de 1822 por um trio de imigrantes portugueses, da autoria de Rafael da Silva e Castro.

Possui cerca de 350 mil títulos, entre eles peças únicas da literatura e raros manuscritos originais dos séculos XVI, XVII e XVIII. Esta sala de leitura está rodeada pelos armários que contêm os livros, e um belo lustre pende do centro do teto, decorado com janelas que permitem a entrada de luz natural em todo o seu esplendor durante o dia.

2. Biblioteca Pública Benedito Leite, Maranhão

Localizada bem no centro histórico da capital do estado do Maranhão, São Luís, a Biblioteca Pública Benedito Leite é um dos edifícios mais tradicionais de todo o nordeste e também do Brasil, obviamente.

Construída no comecinho dos anos 1900, este foi um dos locais de maior importância cultural de São Luís, atualmente um caldeirão de cultura nordestina e brasileira que tem inúmeras referências na dança, nas artes plásticas, nas artes cênicas e como não poderia deixar de ser, também na literatura! Além de que existe um programa de divulgação de livros digitais nesta biblioteca, assim como em várias outras do Brasil.

3. A Biblioteca Nacional Do Brasil, Rio De Janeiro

Outra incrível biblioteca do Rio, a Biblioteca Nacional do Brasil foi construída em 1810 e desde então se tornou a maior biblioteca da América Latina e a 7ª maior do mundo.

Como uma biblioteca de direitos autorais, os editores foram obrigados a enviar uma cópia de cada título que publicam desde 1907, aumentando a coleção da biblioteca para mais de 9 milhões de itens, incluindo uma série de livros raros e uma extensa coleção de mais de 21.500 fotos, todas datado de antes de 1890.

4. A Biblioteca Nacional De Brasília

Oscar Niemeyer projetou a Biblioteca Nacional de Brasília do Complexo Cultural da República de Brasília, concluída em 1999. Ele contém uma pilha de 300.000 registros, salas de estudo e um auditório.

O Museu Nacional da República fica ao lado dela. As formas minimalistas brancas gesticulam suavemente em uma estrutura muito simples e moderna. Em vez de janelas, as vistas do edifício são vistas através de telas grandes e aberturas de grande escala.

5. Biblioteca Do Parque De Manguinhos, Rio De Janeiro

Lançada em abril de 2010 como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Manguinhos- programa de projetos socioeconômicos e de políticas públicas urbanas do governo federal – a Biblioteca Parque Manguinhos pretendia ser um novo referencial para uma visão de cultura e literatura na periferia da cidade.

Com estrutura física e calendário de atividades semelhante ao de um centro cultural, e mantido pelo governo do estado, o espaço abrigava diversos grupos artísticos das mais diversas disciplinas: teatro, música, poesia, artes visuais, cinema, e dança, criando experiências ricas de participação social. O Ballet Manguinhos, a trupe de teatro Manguinhos Onstage, o Ecomuseu de Manguinhos, o Manguinhos Poesia Soiree e o Fala Manguinhos! Jornal são apenas algumas das entidades que usaram o espaço da biblioteca para suas atividades comunitárias. Residentes, estudantes e trabalhadores visitavam a biblioteca diariamente, criando uma vida cívica vibrante em meio às pilhas de livros.

Outras Instituições Culturais

A Academia Brasileira de Letras, com sede no Rio de Janeiro, é geralmente considerada a mais prestigiada das inúmeras sociedades científicas do país. A Biblioteca Nacional, também no Rio, foi fundada em 1810 com 60.000 volumes da Biblioteca Real portuguesa; agora contém milhões de livros e documentos. A maioria das outras bibliotecas do Brasil têm acervos limitados.

Entre os principais museus de história estão o Museu da República (1960; instalado no antigo palácio do governo) e o Museu Histórico Nacional (1922), ambos no Rio, o Museu da Universidade de São Paulo (1895), e o Museu Imperial (1940) em Petrópolis. O Museu de Arte de São Paulo (1947) e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1948) são reconhecidos internacionalmente. Tanto o Rio quanto São Paulo possuem importantes museus de antropologia e inúmeros teatros. Uma instituição notável para as artes cênicas é a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1953; revitalizada em 1972), instalada desde 1999 na Sala São Paulo, uma renovada estação ferroviária do início do século XX. Poucas instituições culturais importantes do país têm sede em Brasília, mas como já apresentamos mais acima, a Biblioteca Nacional construída por Niemeyer é um dos grandes patrimônios arquitetônicos do país.