Controle de Vetores de Porto Ferreira confirmou mais "5 casos de Dengue" em uma semana

Divulgado em 18/05/2022 - 16:35 por portoferreirahoje

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou nesta terça-feira (17/04) mais uma atualização dos casos de dengue no município. Em uma semana, foram confirmados mais 5 casos. Agora, no mês de maio já são 8 casos e, no ano, 32.

O mês com maior número de positivos foi março, com 13, seguido por abril, com 9. Ainda existem 19 pessoas com suspeita para dengue aguardando o resultado de exames.

Na semana passada a Seção de Controle de Vetores divulgou o resultado da segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2022, atividade de pesquisa a qual é possível mensurar o nível de infestação no município do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os números mostram pequena melhora sobre o resultado da 1ª ADL, feita em janeiro. Porém, os dados ainda são preocupantes e coloca a cidade em situação de risco para epidemia. O Índice Predial (IP) foi de 6,53%, que indica que, da quantidade de imóveis trabalhados, 6,53% apresentaram amostras de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Os bairros que apresentaram números expressivos na positividade do vetor (mosquito) foram Jardim Esperança, Santa Cruz, Santa Rosa e Vila Nova.

Além do tipo 2 da doença, no município também circula o vírus tipo 1 (DEN1), tipo este que a população está totalmente suscetível a contaminação. Vale registrar que muitas cidades da região enfrentam epidemia de dengue, inclusive com mortes.

A forma mais eficaz de combater o mosquito é a eliminação dos recipientes que podem acumular água. Além dos mais conhecidos, deve-se prestar atenção também às caixas d’água, calhas e descarte incorreto de lixo em terrenos baldios. 

Fique atento ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça (fundo dos olhos), vômito e diarreia e procure a Unidade de Saúde mais próximo de sua residência.

Lembre-se: a dengue mata!

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira