Socorro! A cada 100 alunos em Ribeirão Preto, só 33 sabem matemática de acordo com a série

Divulgado em 19/09/2023 - 07:00 por portoferreirahoje*

A avaliação sobre o desempenho das escolas públicas da cidade de Ribeirão, feita pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), mostra que o nível de aprendizagem caiu e os dados envolvendo matemática são os mais críticos.

Em 2017, 57% dos estudantes tinham o conhecimento esperado para a série que estavam matriculados. Mas, em 2019, um ano antes da pandemia de coronavírus, o índice caiu para 33%. Ou seja, a cada 100 alunos, 67 sabiam menos do que deveriam envolvendo a matemática.


“Tendo dificuldades já nos anos iniciais, a criança não consegue ter um sucesso escolar nos anos finais e muito menos no ensino médio. A consequência disso é que nós perdemos muitas vezes os estudantes para aquele grupo chamado de “nem nem”, que nem estuda e nem trabalha. À medida em que o aluno não vai tendo sucesso escolar esperado, ele começa a perder a confiança nele, começa a perder o interesse pela escola e o caminho muitas vezes, infelizmente, é abandonar a escola”, diz Mozart Neves Ramos, pesquisador e diretor da Cátedra.


Impactos

De acordo com o pesquisador, o cenário em sala de aula tem consequências fora dela e por muito tempo. Melhorar o nível de aprendizagem no presente significa um futuro melhor e mais oportunidades para as crianças e os adolescentes, sem falar em uma economia mais forte para a cidade.


Quanto maior a escolaridade e se essa escolaridade for acompanhada de qualidade - o que é qualidade? que o aluno esteja aprendendo, terminando a sua vida escolar na idade certa aos 17 anos, e a partir disso, ele possa escolher ou fazer uma atividade laboral se ele tiver uma formação técnica para isso, ou ingressar no ensino superior - então, à medida que esse progresso escolar vai se efetivando, o PIB per capita vai melhorando. Pensar na educação é pensar também em renda, equidade, oportunidades para todas as pessoas”, afirma Mozart.


Veja mais sobre o assunto acessando esse link.

*Fonte: g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/