Cultura de Porto Ferreira vivencia o sucesso da Semana da Consciência Negra

Divulgado em 06/12/2023 - 14:42 por portoferreirahoje*

Porto Ferreira se destacou na celebração da Consciência Negra com uma programação especial que enriqueceu culturalmente a cidade. Organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), a semana de atividades foi marcada por reflexões e ações voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira.

A programação contou com palestras que abordaram temas cruciais para a conscientização racial. Na quarta-feira (22/11), o professor Fernando Laxa, graduado em História pela Unesp Franca, trouxe reflexões sobre a importância da educação antirracista na construção de uma sociedade mais justa.

A quinta-feira (23/11), na Câmara Municipal, foi marcada pela palestra de Alessandra Laurindo, ativista e gestora de projetos no terceiro setor. Ela abordou a importância do letramento racial na luta contra o racismo em ambientes urbanos.

No dia seguinte, sexta-feira (24/11), Marcelo Domingos, enfermeiro e mestre em Ciências, discutiu as relações raciais na política de saúde e o impacto na saúde da população negra, em mais uma palestra na Câmara Municipal.

A programação cultural incluiu uma manhã de capoeira, arte marcial e cultural afro-brasileira, no sábado (25/11), na EMEFM Mario Borelli Thomaz, com a participação de Wellington de Jesus (mestre Sabará) e Rodrigo Leonardo Cassiano (mestre Digo).

O ponto alto do encerramento da semana foi o Encontro de Capoeira do Grupo União de Capoeira, realizado no domingo (26/11), no Sest/Senat. O evento contou com o batismo de novos integrantes, entrega de certificados de aprovação e a promoção de grau dos alunos de capoeira do Centro Municipal de Formação Artístico-Cultural de Porto Ferreira.

A participação ativa da comunidade reforçou a importância da Semana da Consciência Negra como uma oportunidade para reflexão e diálogo sobre a igualdade racial na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. O sucesso do evento ressalta o compromisso de Porto Ferreira com a promoção da diversidade e valorização da cultura afro-brasileira.

*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira