Clima & Tempo: confira a tendência de chuva para os próximos 10 dias

Divulgado em 30/07/2024 - 10:00 por portoferreirahoje*

A previsão é que grande parte do Brasil seguirá com pouca ou nenhuma chuva no períodos dos próximos dez dias. Este é o período do ano que marca o auge da estação seca no Brasil Central e normalmente as precipitações são escassas na maior parte do território brasileiro. No Sul, ao contrário, a chuva deve aumentar. O mapa acima no topo da reportagem mostra a projeção de chuva para dez dias a partir desta terça-feira

Região Norte: uma extensa área mais ao Sul da Região Norte do Brasil terá nada ou pouco de chuva nos próximos dez dias. As precipitações no período tendem a se concentrar mais no Oeste e no Norte do Amazonas, Norte do Pará, Amapá e principalmente no estado de Roraima.

Mais ao Sul da Região Norte, a tendência é de chuva escassa no Sul do Amazonas e do Pará, em Rondônia e em Tocantins. Nestas áreas, de forma generalizada, não deverá chover nos próximos dez dias.

Região Nordeste: a instabilidade segue concentrada mais na costa. A chuva vai afetar a faixa costeira em especial dos litorais da Bahia até o Rio Grande do Norte. Os volumes podem ser altos em parte do litoral baiano. Chove em pontos isolados do interior, mas, no geral, a maior parte do território nordestino deve ter pouco ou nada de chuva nos próximos dez dias.

Região Centro-Oeste: o tempo seco segue predominando em praticamente toda a região neste período, não havendo indicativo de chuva na esmagadora maioria das localidades. Em áreas mais ao Oeste e o Sul do Mato Grosso do Sul existe a possibilidade de chover.

Região Sudeste: igualmente não há expectativa de chuva na maior parte da região durante os próximos dez dias. O interior de São Paulo segue com tempo seco, mas se projeta chuva para o Sul e o Leste do estado. Chove ainda em áreas do Sul e do Leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. É importante pontuar que no caso do Sudeste do Brasil, a chuva se concentra entre hoje e amanhã, uma vez que nos dias seguintes o ar seco e quente volta a predominar na região com escassez de precipitação em quase todas as localidades.

Região Sul: os próximos dez dias devem ter aumento da instabilidade com registro de chuva com volumes mais altos no Rio Grande do Sul, inclusive elevados em parte do estado gaúcho. A chuva no estado, entretanto, deve ocorrer na semana que vem, já que no restante desta semana o tempo firme vai predominar.

A instabilidade afetará ainda na semana que vem Santa Catarina e parte do estado do Paraná, entretanto os dados não indicam acumulados tão altos quanto os projetados para parte do território gaúcho. Em algumas áreas do Paraná, a perspectiva é de chover muito pouco no período.



*Fonte: metsul.com