Insegurança pública no estado de SP; carência de efetivo favorece a criminalidade

Divulgado em 03/01/2025 - 13:45 por portoferreirahoje*

Há falta de policiais nas ruas e dentro das delegacias, mas isso não é um problema apenas do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-3), responsável pelas cidades na região de Barretos (SP)Bebedouro (SP)Franca (SP), Ribeirão Preto, Sertãozinho (SP) e Araraquara (SP).

Em setembro de 2024, o defasômetro da Polícia Civil, do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), apontava 1.268 cargos vagos para agente policial, quando existem 2.938. No mesmo período, havia 3.463 cargos para delegado no estado, mas uma defasagem de 767.

Para Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp, mesmo com contratações, o déficit de profissionais é grande.


"... dos delegados contratados em 2024, seis deixaram o cargo antes mesmo do ano terminar. Já tivemos profissionais que não assumiram quando nomeados, outros já deixaram o cargo durante a academia de polícia...".


g1 pediu uma entrevista à SSP, mas a pasta preferiu se comunicar por meio de nota e disse que o policiamento da Polícia Militar e as ações investigativas da Polícia Civil seguem intensificadas em toda a região.

Veja mais sobre o assunto acessando esse link

*Fonte: g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca