CULTSP PRO lança 1.166 vagas de cursos gratuitos no Estado de SP; inscrições até 23 de março

Divulgado em 11/03/2025 - 10:00 por portoferreirahoje*

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de SP, por meio do CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, acaba de lançar 1.166 vagas distribuídas em 50 cursos gratuitos de capacitação no Estado.

Os cursos estão sendo disponibilizados na Capital, Grande São Paulo e nas regiões de Campinas, Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e também haverá um curso online.

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas, com 1.141 vagas presenciais e 25 para um curso online.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site do CULTSP PRO. As inscrições começaram hoje (10/03) e poderão ser feitas diretamente nesse link até o dia 23 de março.

Há cursos ligados à área de fundamentos da fotografia digital, composição de projetos audiovisuais e comercialização, elaboração e articulação de projetos culturais, gestão cultural para novos tempos, qualificação profissional em dança cênica, enfim, são diversas áreas e públicos de interesse.

Já na região de Campinas, as aulas estarão disponíveis em Caconde, Campinas, Pirassununga e Hortolândia. São 95 vagas para quatro cursos.

Na região de Ribeirão Preto, as atividades ocorrerão em Cravinhos, Ribeirão Preto e Santa Rita do Passa Quatro. São 125 vagas para cinco cursos.

CULTSP PRO

Os cursos do CULTSP PRO estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em atender as necessidades das diversas áreas da cultura, economia e indústria criativas do estado.

Escola de Artes abrange performance artística e capacitação técnica em cenografia e produção musical. A Escola de Patrimônios e Equipamentos foca na gestão e preservação do patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria e gestão de museus.

Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias oferece capacitação em produção audiovisual e criação de games, enquanto a Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais foca na formação em design gráfico e fotografia.

Escola de Tradições e Expressões Criativas qualifica em gastronomia e moda sustentável, e a Escola de Inovação e Sustentabilidade enfoca empreendedorismo e projetos culturais inovadores. Já o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.

 

SERVIÇO:

*Fonte: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP