Ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito na chapa derrotada nas eleições de 2024, Ozelin é nomeado por André Braga para reforçar sua articulação política na Câmara Municipal
O prefeito de Porto Ferreira, André Braga, anunciou no início desta semana uma mudança significativa no comando da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A pasta passa a ser comandada por Marcelo Ozelin, servidor público de carreira e ex-vereador, que até menos de nove meses atrás era o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Marco Maquininha, principal adversário de Braga nas eleições municipais de 2024.
A nomeação surpreendeu parte do meio político local, já que Ozelin integrou o grupo derrotado nas urnas pelo atual prefeito. No entanto, a gestão municipal justificou a troca como uma medida técnica, com o objetivo de qualificar os serviços prestados à população e fortalecer a articulação entre a Prefeitura e outras esferas de governo, além do Legislativo e da sociedade civil.
Marcelo Ozelin substitui Breno Mendes no cargo. Ele é servidor efetivo da Prefeitura há mais de 20 anos e exerceu mandato como vereador entre 2017 e 2024. A SRI tem papel estratégico na administração, sendo responsável por intermediar as relações institucionais do Executivo municipal – principalmente com vereadores e a parte burocrática com a Câmara Municipal, além de buscar parcerias e recursos para projetos que beneficiem o município.
A nomeação sinaliza um possível movimento de recomposição política por parte do governo que ainda não mostrou a que veio, com vários problemas de gestão e de funcionamento da máquina pública, essa deixando a desejar – principalmete na zeladoria da cidade, na solução dos entraves diários da saúde, além de falta de projetos viáveis para o bom funcionamento do município, por outro lado reacende o debate sobre alianças, governabilidade no cenário pós-eleitoral, ética política e compromissos financeiros.

*Fonte: site da Prefeitura de Porto Ferreira Texto e charge produzidos com auxílio de IA