Faixa etária entre 18 e 30 anos responde por 51% dos financiamentos com FGTS entre 2020 e 2025
De 2020 a 2025, mais de 1,2 milhão de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida foram firmados por jovens, representando 51% do total de financiamentos imobiliários utilizando recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os dados reforçam uma mudança no perfil do consumidor do programa habitacional, com a faixa etária assumindo papel central na demanda por moradia.
A tendência é confirmada por números da MRV&CO, uma das maiores incorporadoras do país. Em sua carteira, a participação de jovens nos financiamentos saltou de 28,5% em 2020 para 61,4% até maio de 2025. A empresa concentra 95% de seus negócios no Minha Casa, Minha Vida, indicando que o programa tem sido fundamental para viabilizar o acesso à casa própria para essa parcela da população.
Segundo o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, o crescimento reflete uma transformação no comportamento dos jovens. “Os dados mostram uma mudança de percepção entre os jovens, que estão priorizando a aquisição da casa própria mais cedo”, afirmou.
O interesse dessa faixa etária tem sido um dos motores do avanço do programa nos últimos anos. Entre 2023 e 2025, foram contratados 1,5 milhão de financiamentos, e a meta do governo é ultrapassar 2,5 milhões de unidades até 2026. Com os jovens liderando a demanda, o Minha Casa, Minha Vida segue como uma das principais políticas públicas para reduzir o déficit habitacional no país.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br