Ex-presidente nega ter violado restrições impostas pelo STF e aguarda posicionamento do ministro Alexandre de Moraes sobre possível sanção judicial
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta semana que não descumpriu nenhuma das medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito das investigações que tramitam contra ele. Em declaração à imprensa, Bolsonaro disse “esperar” pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, e reiterou que está cumprindo com todas as determinações judiciais.
“Estou aguardando com tranquilidade. Não fiz nada que contrariasse o que foi determinado. Espero que o ministro analise com isenção”, declarou o ex-presidente, em meio a rumores de que poderia ser alvo de novas sanções por suposto descumprimento.
As medidas cautelares impostas por Moraes incluem a retenção do passaporte, proibição de contato com outros investigados e obrigação de comunicar à Justiça qualquer deslocamento. O debate ganhou força após Bolsonaro ter participado de uma agenda pública fora de Brasília, o que levantou questionamentos sobre eventual infração.
A defesa do ex-presidente sustenta que todas as saídas foram previamente comunicadas, como exige a decisão judicial, e que não há base legal para novas punições.
A expectativa agora gira em torno da manifestação de Moraes, que deverá analisar os fatos e, caso entenda que houve violação, poderá adotar novas medidas restritivas contra Bolsonaro.
Fonte: metropoles