Em declaração conjunta, 28 nações condenam ações de Israel e do Hamas, e pedem cessar-fogo permanente com respeito ao direito internacional
Em declaração conjunta divulgada nesta segunda-feira (21), 28 países do Ocidente exigiram o fim imediato do conflito em Gaza e condenaram a proposta de Israel de transferir civis palestinos para uma “cidade humanitária” no sul do território.
O grupo — que inclui França, Reino Unido, Japão, Canadá e outros — afirmou que o sofrimento civil atingiu “novos patamares” e pediu um cessar-fogo “imediato, incondicional e permanente”. A Alemanha, apesar de críticas recentes a Israel, não assinou o texto.
Os países repudiaram o fornecimento de ajuda humanitária em pequenas quantidades e a morte de civis que buscam alimentos, classificando o plano israelense como uma violação do direito internacional. Também exigiram a libertação imediata dos reféns mantidos pelo Hamas.
A declaração ainda condenou tentativas de mudanças demográficas nos territórios ocupados e alertou contra o deslocamento forçado de palestinos. Enquanto isso, Israel seguiu na direção oposta e ampliou sua ofensiva em Gaza nesta semana.
Fonte: Deutsche Welle (DW)