Com acesso sem visto a 170 destinos, Brasil mantém presença entre os 20 mais poderosos, mas ainda enfrenta restrições em mercados estratégicos
O passaporte brasileiro subiu uma posição no Henley Passport Index e agora ocupa o 16º lugar no ranking de documentos de viagem mais “poderosos” do mundo, divulgado nesta terça-feira (22.jul.2025).
O avanço reflete a isenção de visto concedida pela China neste ano e novos acordos com países da América do Sul, África e Oriente Médio. Ao todo, brasileiros podem entrar sem visto em 170 destinos — empate com Argentina e San Marino.
Apesar do progresso, o Brasil segue atrás do Chile, líder na América do Sul, em 14º lugar com 176 destinos liberados. O índice é elaborado pela consultoria Henley & Partners com base em dados da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e analisa 199 passaportes, considerando o número de países acessíveis sem exigência prévia de visto.
Cingapura mantém a liderança mundial com 193 destinos isentos. Japão e Coreia do Sul aparecem em segundo (190), seguidos por sete países europeus na terceira posição. No fim da lista, o passaporte do Afeganistão continua sendo o menos aceito, com acesso livre a apenas 25 países.
Apesar do avanço, brasileiros ainda enfrentam exigência de visto para os Estados Unidos — um dos principais destinos turísticos e comerciais. A reimposição do visto para americanos, canadenses e australianos em abril também marca um ponto de tensão nas relações diplomáticas.
Para especialistas, o desempenho no ranking está diretamente ligado à capacidade dos países de firmar acordos bilaterais estratégicos. Confira nesse link o relatório com a classificação.
Fonte: Poder 360