Carteira de motorista: se aprovado, veja como deve funcionar o fim da autoescola obrigatória para obter CNH?

Proposta do Governo Federal pretende tornar cursos teóricos e práticos facultativos, reduzindo custos e tempo para obtenção da carteira de motorista.

O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode passar por uma das maiores mudanças em décadas. Um projeto em estudo pelo Ministério dos Transportes prevê o fim da obrigatoriedade das autoescolas, tornando os cursos teóricos e as aulas práticas opcionais. A medida, inspirada em modelos adotados em países como Estados Unidos e Canadá, ainda aguarda aprovação da Casa Civil para iniciar sua tramitação.

Atualmente, para obter a CNH nas categorias A (motos) e B (carros), o candidato precisa cumprir 45 horas de curso teórico e 20 horas de aulas práticas, além de pagar taxas que somam, em média, R$ 3.200. Com a nova proposta, o processo ficaria mais simples:

Exames Obrigatórios:

  • O candidato fará o teste de Aptidão Física e Mental (médico).
  • Em seguida, poderá se inscrever diretamente para o exame teórico, sem necessidade de aulas prévias.
  • Após a aprovação, poderá marcar o exame prático sem cumprir carga horária mínima de aulas.

Formas de Preparação (Facultativas):

  • Estudo independente (sem autoescola).
  • Contratação de instrutor autônomo credenciado.
  • Manutenção do modelo tradicional (com autoescola, para quem preferir).

Redução de Custos e Tempo:

  • O governo estima que o valor total da CNH pode cair até 80%, já que o candidato não precisará pagar pelos cursos obrigatórios.
  • O prazo para emissão da habilitação, que hoje leva no mínimo 90 dias, também deve ser reduzido.

Comparação com o Modelo Atual

EtapaModelo AtualProposta do Governo
Curso Teórico45 horas obrigatóriasFacultativo
Aulas Práticas20 horas obrigatóriasFacultativas
ExamesTeórico, prático e médicoTeórico, prático e médico (obrigatórios)
Custo MédioR$ 3.200Até 80% mais barato

    Críticas – apesar da justificativa de reduzir custos e ampliar o acesso à CNH, especialistas em trânsito questionam a falta de debate sobre o tema. Carlos Elias, criador do Manual do Trânsito, argumenta que a redução de taxas já traria alívio financeiro sem abrir mão da formação técnica.

    Além disso, entidades alertam para riscos de aumento de acidentes caso a preparação dos condutores seja insuficiente. O governo, no entanto, defende que o modelo seguirá padrões internacionais, onde a avaliação final garante a competência do motorista.

    Histórico e próximos passos – se aprovada, a mudança não será inédita: antes de 1998, o Brasil já permitia a habilitação sem carga horária fixa. Agora, a proposta depende de aval do Contran ou de projetos de lei em tramitação, como o PL 4474/2020.

    Enquanto o tema não é definido, candidatos à CNH continuam submetidos às regras atuais. A expectativa é que, em caso de aprovação, o novo modelo entre em vigor ainda em 2025.

    Fontes: Ministério dos Transportes e CNN Brasil

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