Valdemar Costa Neto cede à pressão da bancada e expulsa do partido o parlamentar que disse: ” Trump tem que cuidar dos Estados Unidos. Não se meter com o Brasil como está se metendo”.
O Partido Liberal (PL) anunciou nesta quinta-feira (31) a expulsão do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP) após declarações em que ele elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e criticou o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. A decisão foi confirmada pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, que alegou pressão interna da bancada partidária.
Em entrevista ao portal Metrópoles, Rodrigues classificou como “absurdo” a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes, medida anunciada pelo governo americano na quarta-feira (30). “É o maior absurdo que já vi na minha vida política. O Alexandre é um dos maiores juristas do país, extremamente competente. Trump tem que cuidar dos Estados Unidos. Não se meter com o Brasil como está se metendo“, afirmou o parlamentar.
As declarações geraram revolta entre aliados de Trump no PL, partido do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. Em nota, Valdemar Costa Neto justificou a expulsão: Antônio Carlos Rodrigues acaba de ser expulso do PL. A pressão da nossa bancada foi muito grande. Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho. Trump é o presidente do país mais forte do mundo”.
A expulsão ocorre em meio a tensões entre o governo americano e setores do Judiciário brasileiro, com a maior parte dos parlamentares do PL posicionando-se como fiés defensores de Donald Trump e de seus arroubos políticos.
O episódio também evidencia que o sectarismo é hoje a espinha dorsal do PL e de seus parlamentares, que preferem defender um presidente dos EUA que ameaça o Brasil em vez de debater os reais problemas do país.
Fonte: CNN Brasil