Parlamentar desembarcou dos EUA nesta segunda (4) e foi alvo de mandado da PF; contas e bens foram bloqueados
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi abordado pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (4), logo após desembarcar no Aeroporto de Brasília, vindo dos Estados Unidos. A ação foi realizada para o cumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que incluem o uso de tornozeleira eletrônica.
Do Val foi encaminhado ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, onde o equipamento está sendo instalado. Ele está acompanhado por seu advogado, Iggor Dantas.
Além da tornozeleira, o ministro autorizou mandado de busca e apreensão e o bloqueio das contas bancárias, salário, chaves Pix e bens do senador, incluindo o passaporte diplomático usado por ele na viagem internacional.
A defesa de Do Val classificou as medidas como “ilegais” e pediu o desbloqueio imediato dos recursos. Em nota, os advogados afirmam que o parlamentar foi privado de meios básicos de subsistência e que a situação compromete inclusive o tratamento de saúde da mãe idosa do senador, que tem câncer.
O retorno de Do Val ao Brasil acontece justamente no dia da reabertura dos trabalhos legislativos no Senado, em meio à repercussão e tensão provocadas pelo cumprimento das ordens judiciais. As causas específicas das medidas ainda não foram oficialmente divulgadas.
Fonte: metropoles