Consumo de bebidas alcoólicas fora de casa despenca e força marcas a se reinventarem

Com queda de 34% nas vendas no primeiro trimestre de 2025, empresas apostam em drinques sem álcool, bem-estar e delivery para atender novos comportamentos de consumo das gerações Z e Baby Boomer

A queda de 34% no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar no primeiro trimestre de 2025, no Brasil, conforme apontam dados do estudo Consumer Insights, da Worldpanel, é um forte indicador para a mudança de estratégias de vendas de marcas e empresas.

Quem aponta isso é Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão ágil, marketing e inovação, da Forward. Criar drinques sem álcool ou diversificar o catálogo de bebidas, além de ações para atingir o público que continua consumindo esse tipo de produto em casa, são algumas das alternativas para manter as vendas aquecidas conforme a necessidade de cada público.

O estudo indica que a Geração Z e os Baby Boomers são os responsáveis pela redução, respectivamente 31% e 32% em cada faixa geracional. Por outro lado, os Millennials tiveram um crescimento de consumo de bebidas não alcoólicas, cerca de 15,2%, em sintonia com um comportamento mais pensado no bem-estar.

“Realmente há uma mudança no comportamento da geração mais nova, que tem buscado produtos e serviços que tenham um apelo maior à saúde, ao bem-estar, ao ecológico, ao sustentável. Essa geração é a que viu que o cigarro causa câncer, que beber demais causa acidentes, que esses hábitos não saudáveis têm consequências”, observa Jéssica. De acordo com ela, as bebidas alcoólicas entram nesse rol de produtos não saudáveis com agravantes se consumidos em excesso.

Do ponto de vista do empresário, é preciso estar atento. “Existem comportamentos que não temos como lutar contra nem ignorar. Ao contrário, é preciso encontrar alternativas para se manter no mercado, aproveitando ondas de mudanças de comportamento e consumo para que o negócio prospere e seja sustentável”, avalia a especialista.

Entre as alternativas está criar drinques sem álcool. E oferecer produtos como cervejas e vinhos zero álcool. “Grandes marcas como Heineken, Estrela Galícia, Budweiser, Stella Artois, entre outras, já entenderam que a geração mais nova busca saúde e lançou suas cervejas zero álcool”, exemplifica Jéssica.

Algumas empresas vão além. Existem drinques no mercado que são veganos, livres de glúten, com baixa caloria e zero álcool. Na opinião de Jéssica, essas novidades têm o objetivo de conquistar clientes que são mais seletivos. Por outro lado, é preciso estar atento à geração que continua consumindo álcool, mas prefere fazê-lo no conforto de casa. “Nota-se que a geração Baby Boomer tem preferido ficar em casa, pela comodidade. Isso revela que as empresas devem apostar no delivery, em serviços que levem seus produtos ao conforto da casa das pessoas.”

Fonte: Fábio Luporini – fabioluporini@hotmail.com – Charge produzida com auxílio de IA

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,51
BRL/EURR$6,37
BRL/BTCR$611.822,22
BRL/ETHR$19.736,2
05 ago · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 05 Aug 2025 19:05 UTC
Latest change: 05 Aug 2025 19:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Sociais

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.