Crime ocorreu na frente do filho de três anos da vítima e teria motivação ligada ao tráfico de drogas, segundo polícia; operação apreendeu arma e munições
A Polícia Civil prendeu dois adolescentes suspeitos de tentar matar Tiago Donizete dos Santos, 33 anos, a tiros na última sexta-feira (1º), em Tapiratiba (SP). O crime ocorreu na frente do filho da vítima, de apenas três anos, que não foi atingido. Segundo o delegado Daniel Bello, o ataque teria sido motivado por uma desavença antiga relacionada ao tráfico de drogas.
Tiago foi baleado duas vezes na cabeça e permanece internado em estado gravíssimo na UTI da Santa Casa de Mogi Mirim, respirando com ajuda de aparelhos.
Os dois adolescentes apreendidos já têm histórico de atos infracionais, incluindo tentativa de homicídio, roubo e tráfico. Antes de atacar Tiago, eles tentaram assaltar moradores no distrito de Igaraí, em Mococa (SP). “Encontramos dois capacetes reconhecidos pelas vítimas da tentativa de roubo, mas esses fatos serão apurados pela delegacia de Mococa”, explicou Bello.
Na quarta-feira (6), a Polícia Civil, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Tapiratiba, deflagrou a Operação “Persecutio” para cumprir mandados de busca e apreensão. Os policiais revistaram dez endereços e encontraram os dois suspeitos escondidos. Durante as ações, também foi preso um foragido da Justiça, irmão de um dos adolescentes.
Entre os materiais apreendidos estão:
- Uma pistola calibre 9mm com três carregadores municiados (possível arma do crime);
- Munições de calibre .22;
- Uma carabina de pressão;
- Dois simulacros (armas de brinquedo).
Outro adolescente, que já tinha envolvimento em crimes com os comparsas, foi detido por guardar munições em casa. O adulto preso foi encaminhado à Cadeia Pública de Casa Branca, enquanto os menores foram levados para a Fundação Casa Andorinhas, em Campinas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a tentativa de homicídio aconteceu na Avenida Francisco Gomes, no Jardim Urbano Brocchi. A companheira de Tiago, que preferiu não se identificar, relatou que eles estavam chegando em casa com o filho quando foram surpreendidos por dois homens em uma moto.
Dois tiros atingiram Tiago na cabeça. A mulher ainda revelou que um dos criminosos já havia tentado matar o companheiro dela há dois anos, por causa de uma dívida relacionada a drogas.
A investigação segue em andamento para apurar todos os detalhes do caso, incluindo a possível participação dos adolescentes em outros crimes na região.
Fonte; G1 São Carlos