Programa garante seis meses de ajuda de custo, com possibilidade de renovação, para incentivar autonomia e recomeço
A cidade de Araraquara (SP) passou a oferecer um auxílio-aluguel de R$ 500 para mulheres vítimas de violência doméstica, com o objetivo de promover autonomia e condições para um novo começo. O benefício é pago por seis meses, podendo ser renovado por igual período.
A seleção das beneficiárias é feita pela Prefeitura, enquanto o pagamento é realizado pelo governo estadual. Para ter acesso ao programa, é necessário possuir medida protetiva expedida pela Justiça, estar em situação de vulnerabilidade e ter renda familiar, antes da separação, de no máximo dois salários mínimos.
De acordo com Lais Cristine Redondo de Conti, chefe da Divisão de Suporte às Políticas das Mulheres, a iniciativa é um importante instrumento de reconstrução de vida. “A mulher pode voltar a estudar, trabalhar, se reestruturar para recuperar a autonomia”, afirmou.
O auxílio integra as ações municipais e estaduais de combate à violência contra a mulher, oferecendo suporte financeiro temporário para que as vítimas possam viver de forma segura e independente.
Fonte: G1