Serviço funcionará às quartas-feiras no Hospital Electro Bonini e oferecerá atendimento interdisciplinar pelo SUS
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto lançou, na quarta-feira (13), o Ambulatório de Diversidade Sexual, serviço voltado ao atendimento especializado e acolhedor de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, não-binárias e demais identidades da comunidade LGBTQIAPN+.
O ambulatório funcionará às quartas-feiras no Hospital Electro Bonini (HEB), da Unaerp, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento será realizado pelo SUS mediante encaminhamento das unidades de saúde.
O espaço terá foco em cuidados ginecológicos, hormonais, reprodutivos e psicológicos, com atuação interdisciplinar. Entre os serviços para mulheres lésbicas e bissexuais, estão exames de rastreamento de câncer de colo do útero e mama, avaliação de disfunções sexuais, orientações sobre contracepção e reprodução assistida, além de indução de lactação para mães que não gestam.
Para pessoas trans e não-binárias, serão oferecidos acompanhamento hormonal, rastreamentos oncológicos, apoio psicológico, acolhimento familiar para adolescentes trans, orientações reprodutivas e relatórios para cirurgias de redesignação sexual. Já homens gays e bissexuais terão acesso a rastreamentos de próstata e anorretal (em fase de estruturação), além de avaliação de disfunções sexuais e orientações sobre reprodução assistida.
Segundo o secretário da Saúde, Maurício Godinho, a criação do ambulatório representa “um avanço concreto na luta contra o preconceito e na construção de uma saúde pública verdadeiramente universal, integral e equânime”.
Fonte: acidadeon