Deputado afirma que ex-presidente dos EUA estaria disposto a agir contra sanções ao Brasil e critica diplomacia do Itamaraty
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou neste domingo (18) um vídeo em que exibe uma carta enviada por Donald Trump a Jair Bolsonaro e faz um alerta às autoridades brasileiras após a definição da data do julgamento do ex-presidente na ação penal sobre o plano de golpe de Estado em 2022.
Segundo Eduardo, o documento teria sido entregue em seu último encontro com representantes ligados ao ex-presidente norte-americano. “Trump teceu elogios ao Jair Bolsonaro, falou da preocupação com a prisão e a perseguição que ele estaria sofrendo. Essa carta é de um tempo em que ele ainda não estava em prisão domiciliar”, afirmou o deputado, mostrando a correspondência.
No vídeo, Eduardo Bolsonaro destacou a força política e diplomática de Trump. “Esse cara ganhou do Trudeau no Canadá, ganhou o que queria do México, aumentou o PIB da União Europeia para defesa. Ele senta com Putin, aperta a mão do Kim Jong-un, bombardeia o Ali Khamenei. Vocês acham mesmo que são vocês que vão parar esse cara?”, declarou.
O parlamentar também dirigiu críticas ao Itamaraty, afirmando que a embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, teria sido rejeitada ao tentar agenda na Casa Branca. “Recebeu uma porta na cara. E a famosa frase: ‘Too late’ [tarde demais]”, disse.
Eduardo encerrou o vídeo enviando o que chamou de “último conselho” às autoridades brasileiras: “Ajam antes que seja tarde demais. Não deem trela para narrativa. Porque depois, se esse cara aqui resolver usar as armas que tem, que nem começou a usar, aí não haverá mais volta”.
O Itamaraty não se manifestou sobre as declarações do deputado até a publicação desta matéria.
Fonte: Metropoles