GWM inaugura fábrica em São Paulo e dá novo rumo à presença chinesa na indústria automotiva brasileira

Presidente Lula participa da cerimônia em Iracemápolis; montadora aposta em SUVs de luxo híbridos e elétricos e mira exportações para o Mercosul

A Great Wall Motor (GWM) deu um passo decisivo no Brasil e na América Latina ao inaugurar, nesta sexta-feira (15), sua primeira fábrica no continente. Localizada em Iracemápolis (SP), no antigo complexo da Mercedes-Benz, desativado em 2021, a unidade já iniciou a produção de SUVs híbridos e elétricos de alto luxo, com preços entre R$ 199 mil e R$ 325 mil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento e incentivou a montadora chinesa a utilizar o Brasil como plataforma estratégica de exportação para a América Latina, ampliando a integração produtiva com o Mercosul.

Estrutura reciclada e foco no Mercosul

Para acelerar o início da produção, a GWM comprou linhas de montagem no Japão, testadas em sua matriz e adaptadas no Brasil, além de importar robôs e componentes da China. O presidente da GWM Internacional, Parker Shi, afirmou que a empresa está aproveitando o regime de importação CKD (carros desmontados), mas ressaltou que a estratégia é avançar para uma rede de fornecedores locais, visando cumprir a exigência de 35% de nacionalização dos veículos destinados ao Mercosul.

Diferente da BYD

O movimento da GWM contrasta com o da também chinesa BYD (Build Your Dreams), que inaugurou em julho seu complexo em Camaçari (BA), no antigo espaço da Ford, onde promete fabricar o SUV Song Plus (híbrido plug-in) e o Dolphin Mini (100% elétrico). Enquanto a BYD aposta em um polo industrial completo, a GWM inicia a montagem em São Paulo e gradualmente expande sua base de produção nacional.

Mercado em transformação

Em 2024, a GWM vendeu 29 mil veículos no Brasil e já soma 16 mil unidades no primeiro semestre deste ano. O avanço da montadora simboliza um novo perfil para a indústria automotiva nacional, tradicionalmente dominada por marcas europeias, americanas e japonesas.

Além da GWM, outras chinesas já operam no país, como JAC e Chery, e novas marcas se preparam para entrar, entre elas Neta, Omoda & Jeecoo, GAC e Zeekr. Também devem desembarcar no Brasil a Changan, FAW, Dongfeng e a BAIC (com caminhões Foton), o que pode elevar para 16 o número de montadoras chinesas no mercado nacional.

Com a chegada da GWM e de outros players asiáticos, especialistas apontam que o Brasil pode se tornar um dos principais polos de produção e exportação de veículos eletrificados no Ocidente.

Fonte: jc.uol.com.br

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,44
BRL/EURR$6,34
BRL/BTCR$603.922,22
BRL/ETHR$23.529,44
18 ago · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 18 Aug 2025 17:05 UTC
Latest change: 18 Aug 2025 17:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Sociais

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.