Presidente dos EUA critica demora de líderes europeus e diz que quer avançar em negociações para encerrar guerra na Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (19) que está empenhado em acelerar esforços para pôr fim à guerra entre Rússia e Ucrânia. Em entrevista à Fox News, o republicano disse que alguns líderes europeus não demonstram a mesma urgência que ele em relação ao conflito.
Trump relatou que, durante encontro na Casa Branca, um chefe de Estado europeu sugeriu remarcar uma nova rodada de conversas em “um ou dois meses”. Segundo o presidente americano, ele rebateu afirmando que, nesse período, “mais 40 mil pessoas poderiam morrer”, defendendo que as negociações deveriam começar “hoje à noite”.
De acordo com Trump, ele já fez contato com o presidente russo Vladimir Putin e busca viabilizar uma reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. A Casa Branca trabalha para organizar um encontro entre Putin e Zelensky com a mesma rapidez demonstrada na preparação da recente cúpula entre Trump e o líder russo no Alasca.
As declarações ressaltam a estratégia de Washington de imprimir maior velocidade às negociações, em contraste com a postura mais cautelosa de parte da liderança europeia.
Fonte: Cnnbrasil