Medida inédita garante remuneração até cinco vezes maior que a tabela nacional e deve beneficiar mais de 70 cidades
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou ontem, terça-feira (26) ,a inclusão dos hospitais municipais na Tabela SUS Paulista. A medida, lançada durante o 67º Congresso Estadual de Municípios, em São Paulo, deve contemplar cerca de 100 hospitais em mais de 70 cidades, atendendo a um pleito histórico das administrações locais e fortalecendo o financiamento da atenção especializada.
Criada em 2024, a Tabela SUS Paulista complementa com recursos do Tesouro Estadual, que são obrigados a serem investidos na Saúde, os valores pagos pela tabela nacional do SUS, garantindo remuneração até cinco vezes maior. A iniciativa busca ampliar a oferta de procedimentos, reduzir filas e dar mais segurança financeira à rede hospitalar.
Com a expansão, os hospitais municipais passarão a receber repasses adicionais por meio da Secretaria de Estado da Saúde, destinados a procedimentos de média e alta complexidade. Os recursos serão transferidos conforme a produção registrada nos sistemas oficiais do SUS. Atualmente, os municípios paulistas administram oito mil leitos, sendo mil de UTI.
Fonte: agenciasp