Nova tecnologia promete imagens de alta qualidade, som imersivo e interatividade, com previsão de primeiras transmissões até a Copa de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (27) o decreto que oficializa a TV 3.0 no Brasil. A tecnologia vai integrar serviços de internet à tradicional transmissão de sons e imagens, oferecendo maior qualidade de exibição, som imersivo e recursos avançados de interatividade para os telespectadores.
Com o novo sistema, será possível acessar aplicativos diretamente pelo televisor, interagir com parte da programação e até realizar compras online. Além disso, as emissoras poderão disponibilizar conteúdos adicionais sob demanda, como séries e jogos, ampliando as possibilidades de receita no setor.
Segundo o Ministério das Comunicações, não será necessário trocar imediatamente os aparelhos de TV já em uso. A implementação ocorrerá de forma gradual e escalonada, começando pelas grandes capitais. A fase preparatória deve ser concluída até o fim de 2025, com previsão de início das primeiras transmissões até a Copa do Mundo de 2026.
O governo federal estima que o processo de migração dure entre 10 e 15 anos, período em que haverá convivência entre o sistema atual e o novo.
Fonte: Cnnbrasil