Meta-análise global aponta queda de até 18% em eventos cardiovasculares, mas especialistas alertam que evidências ainda são observacionais
Um estudo global apresentado nesta quinta-feira (28) no Congresso Europeu de Cardiologia (ESC 2025), em Madri, sugere que a vacinação contra o herpes-zóster conhecido popularmente como cobreiro está associada a uma redução significativa no risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
A meta-análise, que reuniu 19 trabalhos científicos, incluindo ensaios clínicos e estudos observacionais, avaliou quase duas décadas de dados e constatou uma diminuição de 18% nos eventos cardiovasculares em adultos acima de 18 anos e 16% entre pessoas com mais de 50 anos. Segundo os pesquisadores, a vacinação, seja na versão recombinante ou atenuada, corresponde a 1,2 a 2,2 eventos cardiovasculares a menos por mil pessoas vacinadas por ano.
Apesar dos resultados promissores, os autores alertam que a maior parte das evidências é observacional, o que impede concluir que a vacina seja a causa direta da redução de infartos e AVCs. Eles reforçam a necessidade de mais pesquisas clínicas para confirmar o efeito cardiovascular da imunização contra o zóster.
Fonte: G1