Criminoso, armado com simulacro, tenta praticar assalto na tarde deste sábado (30), no Jardim América, em Rio Claro (SP), mas tem mal súbido e morre no local
Uma tentativa de assalto terminou com o suspeito morto em circunstâncias dramáticas na tarde deste sábado (30), no Jardim América, em Rio Claro (SP). Richard Marcucci Quezada, 42 anos, morreu com suspeita de mal súbito – como um infarto ou arritmia cardíaca – no exato momento em que era imobilizado pelas duas vítimas do seu próprio assalto, que reagiram e lutaram para desarmá-lo. A arma usada no crime era um simulacro, de brinquedo.
O inusitado caso, registrado como morte suspeita, está sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com o Boletim de Ocorrência, Richard se aproximou dos dois jovens em uma praça, mostrou a coronha de what parecia ser uma arma de fogo e exigiu os celulares das vítimas, já desbloqueados.
Em um momento de distração do assaltante, os jovens decidiram não entregar os aparelhos e reagiram, partindo para uma luta corporal para tentar desarmá-lo. Durante a contenção, o homem caiu no chão e, para surpresa de todos, morreu ainda no local.
A perícia no corpo do suspeito encontrou apenas uma escoriação no cotovelo, sem lesões graves que justificassem o óbito. A Polícia Civil informou que a hipótese mais forte é que a morte tenha sido causada por um mal súbito, possivelmente desencadeado pelo esforço físico e estresse da luta. Uma caneta usada para consumo de cocaína foi encontrada com Richard, e ele tinha antecedentes criminais.
Os dois jovens assaltados ficaram com hematomas e escoriações leves, compatíveis com a luta corporal. Eles foram liberados pela polícia, que considerou a reação deles como legítima defesa. O corpo de Richard foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Claro, onde um exame necroscópico será realizado para confirmar a causa exata da morte. Não há informações sobre o velório e o enterro do suspeito.
G1 São Carlos