Agente José Rodrigo da Silva Ferrarini foi afastado por 90 dias; Secretaria de Administração Penitenciária do RJ classificou a conduta como “abominante”
Policiais civis da 32ª DP (Taquara), em conjunto com a Corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), prenderam neste domingo (31) o policial penal José Rodrigo da Silva Ferrarini. Ele é acusado de atirar contra o entregador do iFood Valério de Souza Junior, na noite de sexta-feira (29), em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O mandado de prisão temporária foi expedido pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio. Ferrarini havia sido ouvido no sábado (30), mas acabou liberado. Após novas análises das evidências, a polícia representou por sua prisão.
A confusão ocorreu no conjunto residencial conhecido como Merck, vizinho a uma fábrica. Valério relatou que pediu ao policial que buscasse o pedido na portaria, como determina a política da empresa. O agente, irritado, foi até o local e disparou contra o pé direito do entregador, que filmava a discussão.
Mesmo ferido, Valério gritou por socorro a vizinhos. Ele foi atendido em uma unidade de saúde e liberado, mas segue com a bala alojada. O entregador afirmou que recebia R$ 7 por entrega de lanche, e neste caso ainda levou um tiro no pé de um policial que agiu como criminoso e sendo uma pessoa despreparada intelectual e emocialnamente para portar uma arma de fogo.
Neste domingo, a Seap informou que afastou Ferrarini por 90 dias e abriu processo administrativo disciplinar. Entregadores de aplicativos organizaram um protesto em frente ao condomínio, exigindo justiça.
O iFood reiterou que os entregadores não são obrigados a subir em apartamentos e ofereceu apoio jurídico e psicológico à vítima. A empresa lembrou ainda a campanha “Bora Descer”, lançada no Rio para incentivar moradores a buscarem os pedidos na portaria.
Enquanto Valério aguarda definições médicas sobre a retirada do projétil, o caso segue em investigação pela Polícia Civil. A Corregedoria da Seap acompanha o inquérito.
Fonte: G1 Globo