Manifestação reuniu caminhada e carreata até o condomínio onde ex-presidente cumpre prisão domiciliar; Carlos Bolsonaro participou de forma discreta
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram um ato em Brasília na tarde deste domingo (31), pedindo a libertação do líder político, que está em prisão domiciliar desde o início de agosto. A manifestação começou na região da Torre de TV e seguiu em caminhada e carreata até o condomínio no Jardim Botânico onde Bolsonaro cumpre a medida.
O protesto ocorreu a dois dias do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para terça-feira (2), em que Bolsonaro pode ser condenado por tentativa de golpe de Estado.
Entre os presentes estava o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que disse ter participado de forma discreta, de motocicleta e usando capacete. Nas redes sociais, afirmou que esteve no ato em “apoio a Jair Bolsonaro e contra as covardias cometidas contra a Constituição”.
Os manifestantes carregavam bandeiras do Brasil e vestiam roupas verdes e amarelas. Houve críticas ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Viemos aqui hoje para dar uma força ao presidente Bolsonaro e espero que esse juiz tenha um pouco de senso, que o Bolsonaro não fez crime nenhum”, disse o comerciante Pedro Carlos Sérgio Alcântara. O aposentado Marcos, que preferiu não divulgar o sobrenome, declarou: “Esperamos que ele esteja elegível, que esse processo não leve à condenação e que seja absolvido”.
No sábado (30), Moraes determinou reforço de segurança em torno da residência do ex-presidente. Bolsonaro, que utiliza tornozeleira eletrônica, responde a acusações de conspirar para permanecer no poder após a derrota eleitoral em 2022. Se condenado, pode pegar até 40 anos de prisão.
Fonte: agendadopoder